NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

NERSANT apresentou potencialidades da região a investidores estrangeiros.

50 investidores de 16 países estiveram no Ribatejo entre os dias 11 e 13 de junho para conhecer as potencialidades e oportunidades de investimento da região. A iniciativa, promovida pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém ao abrigo do projeto financiado Ribatejo Global, promoveu a região através da realização de visitas institucionais e empresariais em todo o distrito, bem como da realização de ações B2B.

 

O encontro arrancou no dia 11 no hotel SDivine Fátima Hotel, tendo a sessão de abertura contado com a intervenção do Presidente do Núcleo NERSANT de Ourém, Hélder Miguel, que deu as boas-vindas às delegações estrangeiras, da Presidente da Direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael e do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque.

 

Na sua intervenção, Maria Salomé Rafael explicou aos presentes que a NERSANT “tem uma ligação forte com as empresas e tem procurado sempre fazer o que lhe compete: procurar outros mercados e trazer investimento para a região”, acrescentando ainda que “este encontro tem o espírito da cooperação, que é o que vamos fazer com as visitas agendadas”. Luís Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, aproveitou a ocasião para dar a conhecer “as três zonas industriais do concelho servidas por excelentes infraestruturas rodoviárias”.

 

José Coimeiro, da Direção da NERSANT, esteve também presente na sessão de abertura, onde efetuou um briefing da região do Ribatejo, com especial atenção à localização central e privilegiada da região, às excelentes acessibilidades e infraestruturas de apoio existentes. Fernando Quintas, da AICEP, apresentou os apoios e incentivos ao investimento existentes e Luís Filipe Borgas, da Direção da NERSANT, deu a conhecer o enquadramento legal para investimentos bem-sucedidos no Ribatejo.

 

A sessão inaugural do Ribatejo Investment Summit foi, assim, uma importante base de apoio para a realização das visitas que se seguiram. As delegações estrangeiras visitaram, até dia 13, diversas entidades, infraestruturas e empresas que podem alavancar a sua intenção de investir no território regional. Feira Nacional da Agricultura / FERSANT, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Instituto Politécnico de Tomar e Instituto Politécnico de Santarém (Escola Superior Agrária), Tagusvalley, Ecoparque do Relvão, Startup Santarém, Desmor e Parque de Negócios de Rio Maior, bem como as empresas Mitsubishi e Nobre, foram as visitas realizadas ao longo dos três dias. Paralelamente, realizaram-se ainda no hotel SDivine Fátima, reuniões B2B entre empresas estrangeiras e portuguesas.

 

Angola, Bélgica, Brasil, Camarões, Canadá, China / Macau / Hong Kong, Dubai, Eslovénia, França, Gabão, Hungria, Marrocos, S. Tomé e Príncipe e Uruguai foram as 16 delegações estrangeiras presentes em solo ribatejano entre 11 e 13 de junho. Existem boas perspetivas de investimento.

 

De referir que o Ribatejo Investment Summit é um evento promovido pela NERSANT no âmbito do projeto Ribatejo Global, que visa contribuir para o aumento do reconhecimento da qualidade das empresas, produtos e serviços da região junto dos mercados externos. O mesmo é financiado pelo Compete 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar