NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Universidade de Aalto, uma instituição académica de renome mundial sediada na Finlândia, agraciou a Professora Luísa Coutinho com um Doutoramento Honoris Causa, o mais alto grau académico conferido por esta instituição, na área da tecnologia.

A Universidade de Aalto é uma das mais prestigiosas instituições académicas nas áreas de ciências, letras, tecnologia e gestão de empresas, ocupando um lugar cimeiro entre as universidades mais recentemente fundadas.

 

A Professora Luísa Coutinho desempenha as funções de Professora Catedrática do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Lisboa, sendo ainda Membro do Conselho Consultivo Científico da Faculdade de Engenharia da Universidade de Aalto desde 2016. Entre numerosos outros projetos desenvolvidos em colaboração com a universidade, a Professora Luísa Coutinho desempenha um papel ativo na promoção da cooperação e intercâmbio de estudantes e investigadores entre os Departamentos de Engenharia Mecânica da Universidade de Aalto e da Universidade de Lisboa desde 2013.

 

Principais marcos de uma carreira notável

Professora Catedrática do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Lisboa, a Professora Luísa Coutinho desempenhou as funções de Diretora Executiva da European Federation of Welding, Joining and Cutting (Federação Europeia de Soldadura, Junção e Corte - EWF) entre 1992 e o final do ano de 2019, tendo supervisionado o desenvolvimento de um sistema exclusivo de qualificação amplamente utilizado em toda a Europa e reconhecido a nível global. A adoção extensiva e impacto do Sistema da EWF na qualificação de profissionais e empresas de produção industrial granjeou-lhe fama internacional, tendo certamente contribuído para a atribuição do presente título por uma instituição académica de reconhecido renome. A Federação conta atualmente com 28 Países Membros Europeus e 1 País Membro Observador do exterior da Europa, representados pelas respetivas sociedades nacionais de soldadura.

 

Como empresária ativa, a Professora Luísa Coutinho fundou já quatro empresas industriais. A sua experiência científica inclui a coordenação e participação em mais de 90 projetos nacionais e internacionais, dos quais 74 envolveram a transferência de tecnologia para a indústria. Para além de vários livros e mais de 140 artigos publicados em revistas científicas internacionais, a Professora Luísa Coutinho é ainda autora de artigos resumidos e de outros artigos publicados em revistas nacionais.

 

A Professora Luísa Coutinho desempenhou o papel de orientadora científica em mais de 100 teses de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado. Colabora com a Comissão Europeia desde a década de 1980 na avaliação de propostas de projetos científicos e, mais recentemente, como especialista externa. Convidada para apresentar numerosas palestras e conferências, foi já a principal oradora em 50 conferências organizadas no âmbito de eventos realizados em todo o mundo. A Professora Luísa Coutinho é também coautora de várias publicações científicas produzidas em colaboração com a Universidade de Aalto desde 2013, nomeadamente um livro, quatro artigos avaliados por peritos e publicados em revistas científicas internacionais, e quatro artigos publicados no âmbito dos procedimentos de conferências.

 

A Professora Luísa Coutinho foi distinguida pela American Welding Society (Sociedade Americana de Soldadura) com o Prémio George Willis em 2007, e galardoada pelo Welding Institute com a Medalha Brooker, em 2003. Recebeu ainda o Prémio de Mérito Internacional da American Welding Society, em 2001, e o Prémio Adams Memorial Membership, da mesma instituição, em 1994. Outras distinções recebidas incluem as seguintes:

  • Título Académico de Professora Honorária, Universitatea, Politehnica Din Timisoara, 2003;
  • Professora Honorária, Universitatea Dunãrea de Jos Din Galati, 2004;
  • Membro Honorário da CESOL, Associação Espanhola de Soldadura;
  • Reconhecimento de contribuições notáveis para o IIW – International Institute of Welding (Instituto Internacional de Soldadura), na qualidade de Coordenadora de Investigação de um Grupo de Estudo, 2003-2012;
  • Membro Honorário do The Welding Institute, 2015;
  • Prémio Arthur Smith, IIW – International Institute of Welding, 2015;
  • Medalha Jozef Čabelka do Instituto de Investigação em Soldadura, Eslováquia, 2019.

Partilhar