NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Um investigador do Laboratório de Sistemas Informáticos de Grande Escala (LASIGE) e aluno de doutoramento da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa venceu o prémio DSN William C. Carter deste ano.

A distinção DSN William C. Carter foi atribuida a João Sousa no âmbito da tese de doutoramento “Byzantine state machine replication for the masses” apresentada enquanto aluno do Departamento de Informática (DI) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O trabalho, orientado por Alysson Bessani relaciona-se com a segurança de sistemas distribuídos, mais precisamente em usar replicação para tolerar falhas.

 

«Esta abordagem necessita de protocolos de coordenação bastante complexos, especialmente se um dos objetivos for defender o sistema de réplicas maliciosas», conta João Sousa ao site da Universidade de Lisboa. «Um dos principais resultados deste trabalho foi integrar este sistema no Hyperledger Fabric, uma das plataformas de blockchain mais conhecida».

 

Atualmente, João Sousa está a realizar o pós-doutoramento em Ciências Ulisboa e a colaborar, juntamente com Alysson Bessani com a NEC Labs da Alemanha para criar um sistema semelhante ao desenvolvido na tese para blockchain. O duo pretende aplicar e aprimorar estes conceitos na indústria.

Partilhar