NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

No dia 19 de novembro, um consórcio de projeto europeu e um consórcio de projeto maioritariamente ligado à indústria da China iniciaram uma colaboração de 20 meses para investigação conjunta em 5G e para a implementação de testes 5G em larga escala.

O âmbito da cooperação inclui testes sobre Banda Larga Móvel melhorada (eMBB) e a Internet de Veículos, especificamente a comunicação Veículo-a-Veículo (V2V) de Veículo para Infraestrutura (V2I) e Veículo-para-tudo (V2X), bem como como a publicação conjunta de resultados e organização de eventos em conjunto.

 

O acordo de cooperação entre o projeto 5G-DRIVE, financiado pela União Europeia (UE), e o projeto chinês “5G Large-scale Trial" foi assinado em nome do consórcio chinês por Yuhong Huang, Diretora-Geral Adjunta do China Mobile Research Institute, e em nome do consórcio europeu por Uwe Herzog, Gestor de Projeto na Eurescom e Coordenador do projeto 5G-DRIVE.

 

O apoio político à cooperação 5G foi expressado através da participação de altos representantes de ambas as partes na cerimónia de assinatura: a China foi representada por Sun Ji do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) e a UE esteve representada por Philipp Barth da Delegação da União Europeia para a China.

 

Após a cerimónia de assinatura, os 17 parceiros da UE e os oito parceiros chineses dos projetos análogos tiveram uma semana de reuniões técnicas e visitas aos centros de ensaio, de 19 a 23 de novembro, para discutir a implementação dos testes eMBB e V2X, bem como áreas comuns para atividades de investigação em 5G. Os parceiros do projeto visitaram os centros de ensaio de eMBB em Hangzhou e Suzhou, bem como o local de condução conectada e automatizada de C-V2X em Wuxi. As visitas aos centros de ensaio facilitaram o entendimento mútuo e os acordos sobre as atividades do estudo. No 5G-DRIVE, os testes eMBB e V2X serão realizados em Surrey (Reino Unido), Espoo (Finlândia) e Ispra (Itália).

Partilhar