NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Galp assinou novo contrato de longo prazo com a Sonatrach, que fornecerá à petrolífera portuguesa cerca de um terço do gás que a Galp comercializa atualmente.

A Galp firmou um novo acordo de aprovisionamento de gás natural com a argelina Sonatrach, que prevê o fornecimento de 2,5 mil milhões de metros cúbicos por ano ao longo dos próximos 10 anos, informou a Galp em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

Este contrato reforça a parceria que a Galp já tem há duas décadas com a Sonatrach, um dos históricos fornecedores de gás a Portugal, juntamente com a Nigéria.

 

No seu comunicado a Galp nota que o volume acordado com a Sonatrach equivale a mais de um terço das vendas de gás natural da Galp e refere que o contrato permite "assegurar aprovisionamento de longo prazo balanceado e competitivo para as atividades internacionais de gás natural".

 

O volume agora contratado à Sonatrach corresponde também a cerca de metade do consumo anual de gás natural em Portugal.

 

A Sonatrach é ainda um fornecedor de gás de referência da EDP, da qual também é acionista.

 

Ao longo da próxima década a Galp deverá afirmar-se como produtor de gás natural em Moçambique, onde é parceiro minoritário de um consórcio liderado pela Eni e Exxon Mobil. Mas o gás a produzir em Moçambique foi já objeto de um contrato para a venda da energia à BP durante 20 anos.

Partilhar