NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Abriu a primeira Call do programa de financiamento europeu Innovation Fund, no valor de 1000 milhões de euros para projetos de tecnologias limpas (CleanTech) em grande escala.

Este financiamento tem como objetivo ajudar a mitigar os riscos ligados à comercialização e demonstração de tecnologias de larga escala, apoiando a entrada de novas tecnologias no mercado. Para projetos com potencial que ainda não estão prontos para entrar no mercado,  foi criado um orçamento suplementar de 8 milhões de euros, para apoiar o desenvolvimento desses projetos.

 

As candidaturas estão abertas até dia 29 de outubro e o financiamento pode ser feito em complementaridade com outros fundos públicos (Estatais ou Europeus).  A avaliação dos projetos será feita com base no seu potencial de inovação, capacidade de reduzir a emissão de gases efeito-de-estufa, potencial de crescimento (escala), eficiência de custos e maturidade técnica e financeira.

 

Sobre o Innovation Fund:

O Innovation Fund é o novo programa de financiamento europeu para apoio a projetos que visem a neutralidade carbónica através da introdução de novas tecnologias no mercado, em 5 grandes áreas:

  • Energias Renováveis;
  • Captura e uso de carbono (CCU);
  • Construção e operacionalização de captura e armazenamento de carbono (CCS);
  • Armazenamento de energia;
  • Tecnologias limpas e processos inovadores para Energy-Intensive Industries.

Este fundo tem um montante total de 10 mil milhões de euros para investir entre 2020 e 2030 (montante variável de acordo com o preço do carbono), mais fundos não distribuídos do antigo programa NER300.

 

Mais informações aqui e aqui.

Partilhar