NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Este encontro dá sequência aos acordos de cooperação na área do turismo celebrados entre Portugal e os países da CPLP.

Desenvolver o território através do turismo é o lema principal do 1º encontro de técnicos de turismo da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que vai decorrer, entre hoje, dia 3 de junho, e a próxima quarta-feira, dia 5 de junho, na Escola de Turismo de Portugal, em Lisboa.

 

Este encontro dá sequência aos acordos de cooperação na área do turismo celebrados entre Portugal e os países da CPLP.

 

“As boas práticas do turismo em Portugal vão ser partilhadas com técnicos de turismo de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste, entre 3 e 5 de junho, na Escola do Turismo de Portugal // Lisboa, no âmbito do PECTUR – Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP”, explica um comunicado do Turismo de Portugal.

 

Segundo esse documento, “a partir da análise do caso de sucesso de Portugal e da Estratégia Turismo 2027 – uma estratégia nacional, consensual e partilhada, com uma clara visão de longo prazo – o objetivo é capacitar estes agentes na promoção do turismo enquanto fator de desenvolvimento económico, de preservação ambiental, de valorização cultural e de bem-estar social”.

 

“Durante três dias, o Turismo de Portugal irá partilhar com as mais de duas dezenas de técnicos dos países referidos, a experiência e conhecimento sobre capacitação de destinos, estruturação de produtos turísticos, captação de investimento, dinamização de redes locais, ‘marketing’ territorial e digital, inovação, mercados, produção de conteúdos e instrumentos de apoio ao turismo”, revela o referido comunicado.

 

De acordo com o Turismo de Portugal, “aos participantes serão apresentadas ferramentas que os poderão ajudar a atrair investidores e a captar e mobilizar o tecido empresarial para o desenvolvimento do turismo”.

 

“O apoio à criação e requalificação do produto turístico e à cooperação entre as estruturas administrativas do turismo são outras das áreas a abordar”, assegura este comunicado.

 

Os responsáveis do Turismo de Portugal garantem ainda que “esta ação integra ainda uma componente prática, em ‘workshops’ sobre as plataformas de conhecimento ‘Business Intelligence’ e ‘SigTur’, investimento e inovação, a prática do jogo em Portugal, produtos, experiências e qualificação profissional”.

 

O programa conta também com visitas a alguns casos práticos que vão decorrer nos dias 6 e 7 de junho.

 

“Para além das Aldeias do Xisto, das Aldeias Históricas e do Geoparque Naturtejo, será também incluído um caso prático do Programa Revive, o Convento de S. Paulo, em Elvas, o primeiro imóvel a ser submetido a concurso e que se encontra em fase adiantada de obra, prevendo-se a sua abertura como uma unidade de quatro estrelas”, revela o comunicado em causa.

 

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, participará num encontro com estes técnicos hoje, dia 3, às 12.30, na Escola do Turismo de Portugal de Lisboa.

Partilhar