NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A taxa de inflação homóloga nos Estados Unidos baixou duas décimas e ficou em 1,8% em maio, indicou hoje o Governo norte-americano, assinalando que os preços aumentaram 0,1% em relação a abril.

te foi o menor aumento mensal desde janeiro e a inflação subjacente, que exclui os preços da energia e alimentos pela sua volatilidade, recuou uma décima e ficou em 2% em maio.

 

Os números da inflação foram divulgados uma semana antes da reunião da Reserva Federal (Fed), que terá lugar a 18 e 19 de junho, o que pressiona as decisões de política monetária.

 

O banco central decidiu, no início do ano, fazer uma pausa no ajustamento monetário progressivo, numa altura de abrandamento da economia global, de tensão comercial e de debilidade dos preços nos Estados Unidos, que estão abaixo do objetivo de 2% da Fed.

 

As taxas de juro de referência encontram-se atualmente entre 2,25% e 2,5%, depois da última subida dos juros em dezembro passado.

 

Na semana passada, o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, afirmou que o banco central está preparado para proteger o crescimento da economia num contexto de tensão comercial.

 

As declarações foram interpretadas como uma abertura à possibilidade de o banco central baixar as taxas de juro para apoiar a economia.

Partilhar