NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Efacec está a participar no projeto pioneiro do primeiro veículo autónomo de transporte público em Portugal, em fase de teste em Cascais.

Além de assegurar o carregador deste veículo, a empresa está a produzir outros sete carregadores públicos para veículos elétricos, a serem instalados no município, que vão integrar a rede do sistema MobiCascais.

 

Intitulado Easy Mile 10, este veículo não-tripulado é totalmente elétrico e está equipado com uma bateria de de 30.72 kWh, que permite um intervalo de operação estimado até 8/9 horas diárias, contando para isso com o carregador concebido e instalado pela Efacec em Cascais, no campus da Universidade NovaSBE em Carcavelos.

 

No âmbito deste projeto, a Efacec forneceu ainda a sua solução View4Grid, uma plataforma CPMS (Charge Point Management System de automação para a gestão e monitorização de infraestruturas de rede inteligente, que permite gerir e acompanhar ao minuto o carregamento do veículo autónomo, medir e controlar o acesso, carga e estado da rede. Este sistema será integrado por sua vez na plataforma de gestão da cidade de Cascais, que integra numa só ferramenta várias componentes de gestão e monitorização do trânsito, transportes públicos e as necessidades de manutenção de estradas.

 

A Efacec disponibiliza uma gama completa de carregadores elétricos para os segmentos privados, públicos, rápidos, ultrarrápidos e wireless, contando entre os seus principais clientes alguns dos mais renomados fabricantes de automóveis, operadores de infraestruturas de carregamento, utilities e players do setor petrolífero e gás, à escala mundial.

 

Em complemento às soluções de mobilidade elétrica, a Efacec tem a capacidade técnica de produção e engenharia para desenvolver sistemas de produção de energia (solares, microgrids e sistemas de gestão – SCADA) e produtos (transformadores, inversores solares, equipamentos para média e alta tensão).

 

O destino da produção é essencialmente exportação, para mercados exigentes e sofisticados, como os Estados Unidos da América e a Europa. Atualmente os carregadores Efacec estão presentes em 45 países, de norte a sul (da Lapónia à África do Sul) e de oeste a leste (do Havai à Austrália).

 

A Efacec está a participar, de forma ativa, em sete dos maiores projetos de mobilidade elétrica a nível mundial. A tecnologia concebida em Portugal está a equipar centros de excelência e desenvolvimento de grandes fabricantes automóveis, e a dar suporte à infraestrutura de carregamento de grande dimensão localizadas, predominantemente, na Europa e Estados Unidos da América.

Partilhar