NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Bwd, em conjunto com a ITPeers, criou um guia sobre os desafios do digital para as empresas portuguesas, com o objetivo de simplificar e desmistificar a abordagem aos novos desafios que as organizações enfrentam.

Um erro frequentemente cometido é o de associar a transformação digital apenas à aplicação de tecnologia e a empresas que operam em setores tecnológicos ou startups tecnológicas e isto é parcialmente explicado porque determinadas empresas, como as plataformas de transporte de passageiros ou de aluguer de quartos alteraram por completo as regras e o modelo das indústrias onde estão inseridas e são por isso apelidadas de disruptivas. Mas estas empresas não estão sós e a transformação digital tem o poder de, quando bem aplicada e abordada da forma correta pelas organizações aportar valor e conduzi-las a uma maturidade tecnológica acima da média. Como? Investir em ferramentas não é de todo suficiente para que a transformação digital se concretize da melhor forma.

 

É fundamental que toda a organização esteja alinhada, mas, além desse alinhamento é absolutamente fulcral a análise dos processos e tecnologias, o que, no seu conjunto, representa uma transformação cultural e operacional desafiadora para muitas empresas e apenas possível com acompanhamento de especialistas nesta área, como a bwd e a IT Peers. Caso contrário as organizações correm o risco de enfrentar um desafio ainda mais laborioso e que é mais frequente do que se possa imaginar: as tecnologias e ferramentas estão lá, a sua obtenção exigiu milhares de euros, mas ninguém as está a utilizar porque ninguém sabe como o fazer e suspeitam que a sua utilização por si só complicará, em vez de simplificar, a sua atividade e das suas equipas.

 

Consulte aqui.

Partilhar