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Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

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Roadshow Lisboa - Exportar Online

Tema: E-commerce 

Datas: 6 de dezembro de 2018
Hora: 09:00 - 18:00
Local: Altice Forum Braga Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves, 4711-909 Braga
Programa: Consultar >

Inscrições gratuitas, encerradas

 

A AICEP, realiza no dia 6 de Dezembro em Braga , mais uma sessão do RoadShow “Exportar Online”, uma iniciativa que a AICEP desenvolve como resposta à crescente importância do e-commerce como forma de internacionalização.

A sessão visa principalmente sensibilizar as empresas para a importância do e-commerce internacional, proporcionando conhecimento para a definição de uma estratégia de integração das vendas online na estratégia de exportação, bem como a capacidade de análise sobre os principais custos e benefícios do comércio online, e ainda sobre os principais marketplaces internacionais.

Fernando Aparício, nosso especialista convidado, tem 17 anos de carreira ligada ao comércio eletrónico internacional como consultor de negócios digitais / e-commerce nacional e internacional, para empresas como a CEPSA, o El Corte Inglés, BodyBell, Chocolates Valor, quer como Gerente de Exportação e Diretor Geral do PayPal Espanha. É atualmente diretor da Amvos Digital que desde há 3 anos é Global Service Partner do Alibaba.com em Espanha.

Destaca-se a possibilidade de realização de reuniões B2B (de 15 minutos) com o especialista Fernando Aparício, para que as empresas possam esclarecer questões e abrir um canal de comunicação que facilite futuros desenvolvimentos dos seus negócios.
   

 

Conteúdos da sessão:
 

Parte I : A integração do comércio eletrónico e o processo de internacionalização da empresa: como fazer uma integração bem-sucedida

 

·         Estratégia de comércio eletrónico: conceitos básicos. O que muda na estratégia internacional? Comércio eletrónico cross-border ou transfronteiriço.

·         SWOT da empresa e seus produtos / serviços.

·         Nível de investimento necessário: aspetos críticos a considerar.

·         Loja online internacional vs marketplaces: vantagens e desvantagens.

·         Principais diferenças entre estratégias B2B e B2C.

·         Conhecendo meu cliente: ferramentas úteis para definir o perfil do meu cliente B2B e B2C.

·         Critérios de seleção de mercado: algumas ferramentas recomendadas para análise de mercado.

·         Inteligência competitiva: com quem vou competir? Exemplos do uso de ferramentas para a análise exaustiva da atividade digital de meus concorrentes.

·         Estratégia de distribuição: há algum conflito com meu canal físico? Algumas soluções

·         Aspetos legais a ter em conta: tributação aplicável ao e-commerce internacional.

 

Parte II: Os marketplaces como uma ferramenta de vendas internacionais

 

·         Por que são necessários: vantagens e desvantagens.

·         Tipologia de mercados (B2B vs. B2C)

·         Alguns recursos úteis.

·        Alibaba.com: o líder do B2B

  1. Alguns dados do grupo Alibaba.
  2. Alibaba.com vs Aliexpress.
  3. Operação de Alibaba.com

·          Amazon:

1.     Como definimos a Amazon?

2.     Analogias e diferenças com outros marketplaces.

3.     Vender na Amazon: Aspetos estratégicos a ter em conta

4.     Os custos da Amazon

5.     Diferença entre Vendor Central y Seller Central

6.     Integração técnica: principais plugins disponíveis e aspectos a considerar.

·          Ebay:

1.     Evolução do Ebay: alguns números

2.     Proposta de valor do Ebay para internacionalização.

3.     Principais funcionalidades

4.     Ferramentas para integração com os sistemas internos da empresa.

·          Outros mercados B2B e B2C

5.     Horizontal e vertical

 

 

RoadShow | Exportar Online é uma iniciativa que a AICEP desenvolve como resposta à crescente importância desta forma de internacionalização para o mundo empresarial. Vantagens como a redução de custos, a diminuição das barreiras à entrada nos diferentes mercados, a possibilidade de um maior conhecimento sobre os clientes e ambiente tornaram-se demasiado importantes para serem ignoradas e posicionam o e-commerce já não apenas como uma alternativa ao comércio tradicional, mas como uma evolução necessária para as empresas.

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