Timor-Leste é um país em vias de desenvolvimento, cuja economia assenta nos rendimentos estatais provenientes da extração de hidrocarbonetos.
O setor petrolífero tem sido encarado como uma alavanca privilegiada para contrariar as fragilidades em termos de estruturas produtivas e carências sociais que se fazem sentir no país.
Assim, esse setor encontra-se enquadrado, desde meados de 2005, por uma estratégia inspirada nas melhores práticas internacionais, das quais faz parte o estabelecimento de um fundo petrolífero.
Perspetiva-se que Timor-Leste continue a apresentar taxas de crescimento elevadas, entre os 6 a 8%. Esse crescimento assenta sobretudo no investimento público, cobrindo as áreas de educação e formação, saúde, inclusão social, ambiente, cultura e património, desenvolvimento de infraestruturas, desenvolvimento rural, agricultura, petróleo, turismo.
Aliado à necessidade de construção do país, Timor-Leste apresenta ainda um potencial geoestratégico enquanto plataforma de contacto entre os países da CPLP, assim como com o Sudeste Asiático e o Pacífico, oferecendo um conjunto de oportunidades e recursos a concretizar.
⇚ Voltar
Organização: