AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Eventos » Seminários Conferências

 

Roadmap Fiscal

 

 

Tema: Roadmap Fiscal para a Internacionalização das Empresas Portuguesas

Datas : 3 de maio de 2017

Locais: Auditório da Porto Business School, Av. Fabril do Norte 425, Senhora da Hora, Matosinhos

Hora: 09:00 - 13:00

Programas: Download

Inscrição:  até 2 de maio, condicionada à lotação da sala 

 

A AICEP e a Morais Leitão, Galvão Teles e Soares da Silva, com o apoio da Porto Business School, organizaram o seminário "Roadmap Fiscal para a Internacionalização das Empresas Portuguesas", dia 3 de maio em Matosinhos.

 

O reforço da vocação exportadora e de internacionalização das nossas empresas é o caminho mais simples e sustentável para alcançar um Portugal próspero e viável. Os empresários conhecem os desafios e os obstáculos de toda a ordem, designadamente fiscais, que se lhes deparam nesse trajeto para a internacionalização e estão conscientes de que a sua superação, com sucesso, é decisiva para uma presença no exterior sustentável e com retorno. Este pano de fundo económico é a inspiração para o Seminário “Roadmap Fiscal para a Internacionalização das Empresas Portuguesas”.

 

Neste seminário foram abordados de que modo o tipo e o grau de presença local planeada por uma empresa pode condicionar a sua prestação no arranque e na expansão internacionais - a opção por criar uma subsidiária ou sucursal, o caso particular do comércio online, o exercício da atividade através de agentes locais, entre outros.

 

Seguidamente, dirigimos a nossa atenção para os incentivos fiscais para empresas que se internacionalizam – ainda que não orientados especificamente para a internacionalização, nomeadamente o “patent box”, cujo âmbito é mais alargado do que é usual pensar-se. O SIFIDE II, os benefícios fiscais ao investimento e, por fim, a Zona Franca da Madeira, cujo regime especial, apesar de autorizado expressamente pela Comissão Europeia, tem sido alvo de um preconceito injustificado e que é especialmente competitivo e seguro para o comércio online, e-services ou o trading de bens com o exterior.
 
Abordamos ainda o tema dos incentivos à deslocação dos trabalhadores e dos preços de transferência internacionais, assim como novas ideias de possíveis apoios fiscais à internacionalização.

 

No seminário, os nossos convidados partilharam connosco a sua experiência nos processos de internacionalização das respetivas empresas.

 

 

Organização

 

              Porto Business School

Partilhar