AICEP organiza primeira conferência do Grupo Alibaba em Portugal

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Eventos » Seminários Conferências

AICEP organiza primeira conferência do Grupo Alibaba em Portugal 

A AICEP, no âmbito do programa Exportar Online, organiza a conferência “A porta de entrada para as empresas portuguesas na China: e-commerce, tecnologia e inovação”, em parceria com o Alibaba Group e o Millennium BCP, dia 29 de novembro no Museu do Oriente, em Lisboa.

 

Esta conferência tem por objetivo apresentar o grupo Alibaba às empresas portuguesas e explicar como as suas plataformas tornam mais fácil o acesso ao mercado chinês e o envolvimento com os consumidores chineses. Representantes das diversas plataformas do grupo vêm a Portugal apresentar as oportunidades que existem para as empresas portuguesas no e-commerce, nos pagamentos inteligentes, viagens e turismo, Cloud Services e outros serviços inovadores.

 

Durante a conferência está prevista a assinatura de um Acordo de Desenvolvimento Estratégico entre a AICEP e o Grupo Alibaba, que será a primeira etapa de uma cooperação mais efetiva com Portugal e as empresas portuguesas. 

 

Estão ainda previstas intervenções do General Manager Europe e do Managing Director Italy, Spain, Portugal, Greece do Grupo Alibaba, que abordarão o ecossistema do grupo, a sua nova estratégia de retalho e as operações dos escritórios Europa nos últimos anos.

 

O Business Development Manager Portugal e Espanha das plataformas Tmall, Tmall Global, TDI e CIP apresentarão ainda em Lisboa as oportunidades para as empresas exportadoras e empresas de comércio eletrónico no âmbito destas plataformas.

 

O encontro permitirá igualmente que algumas empresas nacionais partilhem o seu testemunho prático sobre como desenvolver eficazmente negócios nestas importantes plataformas de comércio eletrónico, em especial no Tmall, uma das maiores plataformas para marcas e retalhistas na China.

 

Por último, serão apresentadas oportunidades para operadores turísticos, cadeias de hotéis e empresas relacionadas ao turismo, através da apresentação do diretor do Alitrip-Figgy, uma das principais plataformas de reservas de viagens online da China.

 

 

 

imagem

 

 

Sobre o mercado de e-commerce na China e o grupo Alibaba


Em 2018, a taxa de penetração da internet na China cresceu 58%, ultrapassando pela primeira vez a marca dos 800 milhões o número de utilizadores de internet e cimentando o posicionamento deste mercado como a maior comunidade online. Destes 802 milhões de utilizadores da internet, 788 milhões acedem à rede através de dispositivos móveis tais como os smartphones.

 

A China é também o maior mercado de e-commerce do mundo, com vendas online atingindo US $ 307,4 bilhões (2,5 vezes a dos EUA) no primeiro trimestre de 2018. É ainda o primeiro mercado emissor de turistas - 130 milhões de chineses viajaram para o exterior no ano passado, tantos quantos a população do México. Além disso, a infraestrutura de pagamentos para o comércio eletrónico móvel é mais desenvolvida e difundida na China do que noutros lugares, com aplicações de pagamento inteligentes possibilitando a abertura do caminho para uma sociedade sem dinheiro.

 

A China atual não é apenas grande em número: o país está a mudar de modelo “Made in” para “Created and consumed in”, com uma classe média em expansão a impulsionar essa explosão de consumo, criando novas oportunidades para retalhistas e empresas de bens de consumo de uma forma global. O Grupo Alibaba tem vindo a fazer parcerias com centenas de marcas e empresas Europeias para apoiá-las na sua estratégia de internacionalização na China.

Partilhar