AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Eventos

 

Workshop Internacionalizar para o Magreb e Médio Oriente


Data: 7 de junho de 2018, das 8h45 às 18h00
Local: Lisboa – Auditório da AICEP (Av. 5 de Outubro, n.º 101)

Programa:
Download
Inscrições: Mediante preenchimento de ficha de inscrição online até 5 de junho, limitadas ao número de participantes (20).
Valor da Participação: 147,60 € (IVA incluído)*, após aceitação.
*Limitado a um participante por empresa.
Pagamento a concretizar após comunicação escrita da aceitação da inscrição pela AICEP.

A AICEP organiza, dia 7 de junho em Lisboa, o Workshop “Internacionalizar para o Magreb e Médio Oriente”. Esta é mais uma iniciativa de capacitação que a AICEP organiza com o objetivo de apoiar as empresas portuguesas no desenvolvimento de negócios internacionais, com a colaboração de Maria João Tomás, docente e investigadora para as zonas do Magreb e Médio Oriente.


Em pleno contexto de globalização das economias e das tecnologias de informação, bem como de aceleração do ritmo da inovação, a perceção da distância alterou-se. Apesar de um mundo em constante mutação onde os negócios internacionais se desenvolvem à distância de um clique, o impacto deste fenómeno no processo de internacionalização das empresas não constitui fator de exclusão de distância psicológica. Com efeito, a perceção tida sobre as diferenças entre as características dos países (níveis de desenvolvimento económico e industrial, estruturas de comunicação e marketing, competitividade e regulamentação) e das pessoas (tradições, crenças, valores, códigos de conduta e mentalidades de negócios) é determinante para a seleção de mercados e desenvolvimento de negócios internacionais com sucesso.


As relações comerciais com os países árabes registaram um aumento nos últimos anos, sendo a maior parte das exportações absorvidas por mercados como Marrocos, Argélia, Tunísia, EAU e Arábia Saudita. Apesar do aumento do número de exportadoras e das novas oportunidades de negócio que oferecem às empresas portuguesas, a entrada nestes mercados nem sempre é um processo fácil e linear, considerando as particularidades que os caracterizam e diferenciam, face a outros de menor distância psicológica.


É neste contexto que, com o intuito de sensibilizar e capacitar as empresas portuguesas para aspetos cruciais a considerar nos processos negociais com o Magreb e o Médio Oriente, Maria João Tomás, a par do enquadramento económico, político e fiscal, nos dará a conhecer e aprofundará as diferenças ao nível da negociação, comunicação e marketing, organização e estruturas empresariais, e integração de expatriados, entre outras.


Venha conhecer, na presença de especialista na matéria, as melhores formas de fazer negócios com sucesso nestes mercados.

 

Conteúdos Programáticos e Documentação

 

1. Enquadramento Político, Económico e Fiscal

 • Oportunidades de negócio, por setores, nos diferentes países.
 • As alianças e as divergências políticas dos países árabes e a forma como afetam e condicionam o sucesso nos negócios.
 • Noções básicas sobre a economia, fiscalidade e tributação.

Documentação: 
Infográfico para cada país, com mapa e dados sobre as oportunidades de negócio por sector, bem como as relações políticas/económicas regionais e internacionais.
- Dossier - Informação básica, por país, sobre fiscalidade e tributação.

 

2. Negociação em Contextos Culturais Árabes

 • A negociação em contextos culturais árabes.
 • Objetivos de negócio.
 • Abordagem e estratégia de negócio.
 • Constituição das equipas de trabalho.
 • A forma de trabalhar.
 • Condução de reuniões.

Documentação:
Dossier - O essencial sobre a diferença na negociação em contextos culturais árabes e como deve ser a constituição das equipas de trabalho.

 

3. Estratégias de Comunicação e Marketing

 • Apresentação do produto, ou do serviço, em países árabes e islâmicos.
 • Formas de comunicação.
 • Estratégias de marketing.
 • Comercialização e estratégia de vendas.

Documentação:
Dossier com as guidelines sobre o marketing e forma de comunicação e vendas em países árabes e islâmicos, ilustrado com exemplos de campanhas de sucesso.


4. Organização e Estruturas Empresariais

 • Estrutura, organização e comunicação corporativa nos países árabes e islâmicos.
 • Estruturação dos investimentos.
 • Parcerias locais.

Documentação:
Infográfico com a informação mais relevante sobre estrutura, organização e comunicação corporativa nos países árabes e islâmicos.

 

5. Integração de Expatriados

 • Padrões morais e éticos nos países árabes e islâmicos.
 • As diferenças culturais.
 • O código de conduta (adab).
 • A forma de comunicar.
 • As relações pessoais.
 • Legislação básica.

Documentação:
Dossier com o essencial sobre as diferenças da cultura árabe e islâmica, códigos de conduta e legislação básica.

Partilhar