AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Eventos » Feiras Internacionais

 

 

Data: 23, 24 e 25 de maio de 2019

Local: Copenhaga, Dinamarca

Setores: Decoração, mobiliário, iluminação, artigos de mesa, loiça, cutelaria, design de interiores e design de produto

Inscrição: preenchimento do formulário de inscrição e envio para icc@portugalglobal.pt até 22 de março.

 

O evento 3daysofdesign é o principal festival de design dinamarquês, que decorre anualmente em Copenhaga e é centrado em novos conceitos relacionados com lifestyle, iluminação e design de interiores. O evento realiza-se em mais de 60 showrooms, instituições e espaços públicos, localizados no centro de Copenhaga.

 

Este evento atrai anualmente jornalistas, bloggers, designers e compradores provenientes de todo o mundo e, por isso, representa uma excelente oportunidade para aumentar a notoriedade da imagem de Portugal e promover materiais e peças de design nacionais, assim como fornecedores/produtores e designers portugueses, não só no mercado dinamarquês como internacionalmente.

 

A presença portuguesa, promovida pela aicep Portugal Global
Pelo segundo ano consecutivo neste evento, a aicep Portugal Global irá promover, em parceira com a Embaixada de Portugal na Dinamarca, um espaço coletivo de Portugal – Portugal Normal – com o objetivo de comunicar a excelência do design português. Pretende-se apresentar uma selecção de objectos normais históricos produzidos continuamente em vários materiais reconhecidamente de origem ou manufactura portuguesa, em paralelo com uma selecção criteriosa de trabalho de designers contemporâneos portugueses que demonstre características e um potencial semelhante: o de poderem fazer parte da cultura e memória colectiva. A exposição terá lugar nas instalações da aicep Portugal Global/Embaixada de Portugal, localizadas no centro de Copenhaga, num antigo armazém do século XIX, um edifício emblemático que representa um excelente espaço para ilustrar como os materiais e o design portugueses se podem relacionar com a arquitetura dinamarquesa. A área de exposição terá cerca de 30 m2.

 

O conceito da exposição
O conceito da exposição assenta numa certa ideia de normalidade e parte de um estudo sobre objectos de design úteis, funcionais, de uso diário, acessíveis, intemporais, de produção industrial nacional e que apesar de omnipresentes em Portugal têm pouca visibilidade além-fronteiras. Recentemente a forma de elevar a normalidade a objecto de desejo chegou também a uma série de designers e marcas que procuram selecionar ou produzir artigos bem desenhados e bem construidos: objectos que contêm qualidades estéticas e materiais que derivam de uma depuração que é primeiro funcional e relacionada com a produção, mas que se transforma também em simplicidade formal. A seleção está a cargo da aicep Portugal Global em articulação com o consultor Ricardo Gomes.

 

Âmbito e Critérios de seleção
Esta Mostra destina-se a fornecedores/produtores e designers dos seguintes setores: decoração, mobiliário, iluminação, artigos de mesa, loiça, cutelaria, design de interiores e design de produto. Os candidatos deverão ter flexibilidade e disponibilidade produtiva.

 

Os critérios que orientarão o processo de seleção são os seguintes:

• Adequação aos objetivos do conceito da presença portuguesa no evento;
• Qualidade e originalidade do produto;
• Produtos de elevado valor de diferenciação por via da criatividade e inovação;
• Alinhamento com o perfil do público visitante;
• Coerência expositiva.

 

Procedimento:
Os interessados deverão manifestar o seu interesse até ao próximo dia 22 de março de 2019, através do preenchimento do formulário anexo a este documento e envio para o seguinte endereço eletrónico: icc@portugalglobal.pt.

 

Plano de Promoção a desenvolver pela aicep Portugal Global:

• Catálogo da participação em suporte digital;
• Divulgação da presença portuguesa à imprensa dinamarquesa;
• Divulgação através dos canais de comunicação da AICEP, designadamente na newsletter Portugalnews e no site da aicep Portugal Global;
• Inauguração.

 

Calendário do projeto:

As datas para o processo de seleção são as seguintes:
• Submissão das manifestações de interesse: até 22 de março de 2019
• Comunicação da decisão dos projetos selecionados: 29 de março de 2019
• Entrega das amostras de materiais/peças de design em Copenhaga: 17 de abril de 2019

Após comunicação da decisão dos projetos selecionados, inicia-se um processo de diálogo com cada um dos representantes dos projetos selecionados e a fixação de um calendário para a implementação das fases seguintes.

 

Custos de Participação:

 

• AICEP:

Os custos com a participação coletiva no evento serão assumidos pela aicep Portugal Global -  despesas com a consultoria, conceito, design expositivo, montagem/desmontagem da exposição, materiais de comunicação e promoção. 

 

• Participantes:
O transporte (Lisboa-Copenhaga/Copenhaga-Lisboa) dos produtos a expor é da responsabilidade dos participantes, bem como o respetivo seguro de transporte. Os participantes têm de garantir a entrega do(s) produto(s) selecionado(s) em Copenhaga, devidamente embalado(s) e identificado(s) até ao dia 17 de abril de 2019, na AICEP-Copenhagen (morada: Toldbodgade 31, 1. sal - 1253 Copenhagen K, Dinamarca);

 

Nota: No caso dos participantes selecionados não entregarem as peças no local indicado até ao dia 17 de abril, ficarão automaticamente excluídos da exposição;

 

No caso dos participantes pretenderem que o(s) produto(s) regresse(m) a Portugal, o levantamento do(s) mesmo(s) deve ser assegurado pelos participantes no local e data a acordar, bem como garantir novo embalamento para o retorno.

Caso os participantes tenham interesse em estar presentes, todas as despesas (viagem, alojamento e demais despesas) serão assumidas pelos próprios.

 

As informações e esclarecimentos adicionais deverão ser solicitados por correio eletrónico para o endereço: icc@portugalglobal.pt, pessoa de contacto Cristina Góis Amorim, contacto telefónico: (+351) 217 909 804, aicep Portugal Global em Lisboa.

 

A AICEP reserva-se o direito de proceder à seleção final dos participantes, de acordo com a decisão do consultor Ricardo Gomes, ou cancelar a ação, em função de fatores que considere relevantes para uma eficaz execução do evento.

 

Download do Formulário de Inscrição

 

  

 

Organização:

                       

 

Co-financiado por:

 

 

 

Partilhar