AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Eventos » Em Foco

 

Data: 24 de outubro de 2018

Hora: 9h00

Local: Porto – Auditório José Lima Torres da APDL – administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (Av. da Liberdade, 4450-718 Leça da Palmeira)
Programa: 
Consultar
 

Apresentações: Consultar

 

A AICEP organizou um EM FOCO - Materiais de Construção em Marrocos, com a presença da especialista marroquina Benchekroun Meriem, dia 24 de outubro, no Porto. Nesta sessão vamos dar a conhecer as oportunidades do mercado para o setor em foco, os constrangimentos e os procedimentos que as empresas devem seguir a fim de exportar para o Marrocos.

 

Benchekroun Meriem é CEO na Société Najib de Matériaux de Construction, um grande grupo marroquino, com pontos de venda por todo o Marrocos. Profunda conhecedora do seu país de origem, quer do ponto de vista cultural, quer da atual situação económica, é uma das pessoas melhor relacionadas dentro do seu setor de atividade profissional.

 

A especialista acumula poderes de decisão e de implementação estratégica dentro do Grupo Société Najib de Matériaux de Construction, que já importa materiais de construção oriundos de Portugal, e que está disposto a alargar os seus catálogos de fornecedores internacionais. 

 

Porquê o Marrocos e os Materiais de Construção?

•   Com cerca de 35,3 milhões de habitantes (60% corresponde a população urbana e 40% a população rural), dos quais 42,8% tem menos de 30 anos, Marrocos caracteriza-se por ter uma maior estabilidade política, social e económica face a outros países da região.

 

•   As reformas económicas introduzidas ao longo dos últimos anos, a crescente abertura ao exterior, o assinalável investimento em infraestruturas e a aposta num conjunto de setores considerados estratégicos para o desenvolvimento e modernização do país (energia, agricultura, indústria e turismo), mudaram de forma muito positiva a face económica de Marrocos, que se traduziu numa notável evolução da agricultura, da indústria, dos serviços e do setor financeiro.

 

•   Marrocos tem feito um esforço no sentido da diversificação da sua economia, do desenvolvimento e modernização das suas infraestruturas e tem registado progressos assinaláveis ao nível das condições de vida da sua população. Em termos do setor industrial, o Governo apostou na criação de 22 plataformas integradas (incluindo setores especialmente vocacionados para a exportação),

 

•   Também na área da distribuição foi criado o Plano de Ação Rawaj, com o objetivo de modernizar o comércio interno em termos de infraestruturas, regulamentos e boas práticas, com vista a reduzir o comércio informal que ainda representa cerca de 80% do total, de acordo com as estimativas existentes.

 

•   O Acordo de Associação com a UE (abolição de direitos aduaneiros para produtos industriais com certificado Euro 1) continuará a assegurar a posição especial da União no comércio marroquino, embora os acordos de livre comércio assinados entre Marrocos e os EUA, bem como com diversos outros Estados, nomeadamente a Turquia e Médio Oriente, ajudem gradualmente a diversificar mercados e mais recentemente com destino à África Subsariana.

 

O Em Foco Marrocos – Materiais de Construção proposto pela AICEP abordará não só os aspetos únicos deste mercado, como também as oportunidades disponíveis para realizar negócios com detalhe de referências, apresentando conhecimentos acerca deste setor dentro do mercado marroquino, dando assim a oportunidade para adquirir o saber atualizado ao momento.

Conheça a importância de estar presente neste mercado que a nível global ocupa a 12ª posição de destino das exportações de Portugal, através do conhecimento das oportunidades que se apresentam para as empresas portuguesas dentro da Fileira dos Equipamentos e Materiais de Construção: Pavimentos e revestimentos cerâmicos, Loiças e artigos para sanitários, Cozinhas, Cimento (branco e cola), as formas de abordagem corretas e os meios a utilizar para obter sucesso comercial.

Venha ouvir a especialista convidada na área dentro do mercado em análise, e saiba mais acerca de como fazer negócios com sucesso em Marrocos!

 

Partilhar