AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Contact Us


Homepage » Eventos » Em Foco

 

Mercado: Argélia

Setor: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Data: 24 de outubro de 2017
Local: Porto, Auditório da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (Avenida da Liberdade - Leça da Palmeira)   
Programa: 
Consultar 
Apresentações / Informação Complementar: Consultar
 

A AICEP, com o patrocínio do Banco Millennium BCP, realizou um Em Foco dedicado ao mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação na Argélia, dia 24 de outubro no Porto.


A aposta do governo argelino está no desenvolvimento tecnológico das suas empresas e instituições, encontrando-se muito ativo, através do Ministério das TIC, em várias áreas deste setor, tais como no desenvolvimento das plataformas numéricas (e-payment, e-banking, e-government), dos conteúdos web e na optimização da ciber-segurança. Este facto coloca a Argélia no mapa dos mercados a equacionar no contexto de internacionalização das empresas de TIC.

 
A sessão teve início com uma apresentação realizada pelo diretor da AICEP em Argel, João Falardo, que traz as novidades deste mercado.


Zine Seghier é o especialista convidado deste Em Foco. Com larga experiência na liderança de equipas e em estudos de mercado, representa a empresa ISSAL FLEXCLOUD, líder de mercado no subsetor da data storage, na qual é CEO.


É enquanto especialista na procura e escolha dos melhores parceiros de negócio e na qualidade de conhecedor do mercado que vem partilhar a sua experiência e conhecimento, encontrando-se disponível para, quer através da empresa que dirige, quer a título individual, identificar oportunidades concretas de negócio para as empresas portuguesas.


A destacar ainda a realização de speed meetings* com o especialista convidado e o diretor da AICEP em Argel, em que as empresas podem esclarecer questões particulares e iniciar contactos com Zine Seghier.


*Speed meetings - encontros de 15 minutos com o especialista convidado. Foram realizados durante o período da tarde e limitados por ordem de inscrição efetuada no horário do coffee-break entre as 11:00 e as 13:30. Sugerimos aos empresários a preparação da reunião com catálogos, brochuras, inserções publicitárias ou outros materiais utilizados no mercado argelino.

 

 

Sobre a Argélia
A Argélia é um dos principais players no que diz respeito ao gás natural, ocupando, segundo o Annual Statistical Bulletin de 2015 da OPEP, a 9ª posição no ranking dos produtores mundiais em 2014 e a 1º do continente africano.
Em 2014, Portugal ocupou o 11º lugar no ranking de clientes, equivalente a uma quota de mercado de 2,8%. No contexto da UE28, Portugal posicionou-se em 7º lugar. A Argélia tem vindo a ganhar relevo no contexto das exportações portuguesas de bens.

 

O setor das Tecnologias de Informação e Comunicação

De acordo com dados do Gabinete de Estratégia e Estudos (Ministério da Economia), em termos de grau de intensidade tecnológica, a estrutura das exportações de produtos industriais transformados é dominada pelos bens de média-baixa tecnologia, com 66% do total em 2014, seguindo-se os produtos de média-alta tecnologia (20%), de baixa tecnologia (13%) e de alta tecnologia (1,%). De assinalar que as exportações de produtos industriais e transformados representam 99,8% das exportações totais para a Argélia.
Ao longo dos últimos cinco anos, as exportações de serviços tiveram uma evolução positiva, que se traduziu num crescimento médio anual de 24%, enquanto as importações registaram uma diminuição de 10%.

Partilhar